25 de fevereiro de 2009

Decoupage com Guardanapo Sem Ruguinhas


Especialmente para a Noah, vou deixar aqui uma explicação que enviei há algum tempo a outra artesã que também desesperava com as rugas!!!!!!


"(...) Por isso o meu primeiro conselho é: treinar sem desesperar! Tem que se praticar muito!


Começa por praticar num material em que te sintas mais à vontade. Eu adoro madeiras! Mas para começar o vidro é um grande suporte!


No mercado, há muitas colas para efectuar a decoupage. Talvez a mais conhecida seja a Mod Podge; mas quase todas as marcas de artigos para as artes decorativas têm a sua marca. A oferta é grande, por isso, é uma questão de escolheres e verificares com qual gostas mais de trabalhar!:-)


Deves iniciar o trabalho por limpar muito bem a peça que vais decorar: no vidro, deves limpá-lo bem com alcool e na madeira deves utilizar uma lixa para corrigir as irregularidades. Limpa bem o pó para que não fiquem partículas.


Em "guardanapos" grandes as rugas podem aparecer com muita frequência por causa da grande área. Por isso, o truque é utilizar cola spray no suporte para aplicar o guardanapo. Falo da cola spray que é reposicionável - dessa forma podes sempre corrigir as rugas sem rasgar o guardanapo porque não há humidade!


Depois de teres colocado o guardanapo, passa muito levemente uma esponja por toda a área para que o guardanapo adira bem. Aguarda cerca de 10/15 minutos e então podes começar a colocar a cola para decoupage.


Também nestas situações de "grandes áreas" há alguns truques que ajudam: utiliza um bom pincel macio e espatulado. O nº18 é o ideal! Começa por embeber bem o pincel na cola, retira o excesso visível e começa a "colar" o guardanapo sempre de dentro para fora pressionando com firmeza mas com o cuidado suficiente para não rasgar o guardanapo ( esta é que é a questão técnica da decoupage e é nisto que devemos praticar muito!).


Cola excessiva faz com que o guardanapo enrugue e rasgue, falta de cola faz com que surjam bolhinhas de ar! Também para as "bolhinhas de ar" há um truque: tem sempre perto de ti um alfinete de costura e quando vires uma bolhinha furas com o alfinete com cuidado, passando logo a seguir o pincel com a cola!


No fim da passagem da cola deves deixar secar 24 horas antes de começares a rematar! Mesmo que te pareça seco ao toque, se começares a rematar antes do tempo, o guardanapo pode rasgar! Assim, o outro conselho que te dou é que tenhas paciência!


Passadas as 24 horas, utilizas uma lixa para madeira e passas nas arestas da peça para "cortar" o guardanapo que sobrou! depois é só utilizar a imaginação para alindar a peça e no final protegê-la com verniz!"


Esta é a minha "técnica" para não enrugar. Há muitos outros truques: ainda no outro dia li um PAP de uma arteira que utiliza o ferro de engomar com um pano para alisar o guardanapo! Ainda não experimentei mas parece-me que pode ajudar muito.


A técnica vai-se adquirindo com a prática. Eu continuo a aprender, a enrugar e a rasgar guardanapos.


Mas o amor a uma arte também se mede pela preserverança:-)

4 comentários:

P@ulinh@ disse...

Adorei a descrição e a intenção. Beijos.
Paula

Noah disse...

Mimosa,

Depois deste post tão carinhoso e que deves ter tido um trabalho danado....
Gostei muito da aula, o tchã do alfinete, da cola spray, de outras coisinhas mais, principalmente do não se desespere....
...JURO que tentarei novamente antes de limpar a boca com meu estoque de guardanapos para decoupage.

Mui grata minha afilhada querida

Aline Vachelli disse...

Linda sua caixa!!!
Parabéns...
Beijosss

Anónimo disse...

Para alisar o guardanapo, me adequei a uma simples tecnica que é pegar os papéis sobressalentes do guardanapo (as duas camadas brancas), e colocálos em um saquinho transparente bem fino para corrigir as imperfeições. Desliza facilmente pelo guardanapo, nao tem atrito e vc pode "forçar" um pouco mais que nao rasga. Teu blog é muito legal. parabens