26 de março de 2009

E tudo começou a 26 de Março de 1772

Parabéns Porto Alegre!


Porto do Viamão (cerca de 1730)
Porto dos Dorneles (cerca de 1740)
Porto dos Casais (cerca de 1752)
Porto de São Francisco dos Casais (1772)
Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre (1773)
Vila de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre (1809)
Cidade de Porto Alegre (1822)
Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre (a partir de 1841)

"... A importância estratégica do Guaíba e de sua esquina, tornaram imprescindível a mudança da administração do continente para Porto Alegre e, assim, em 26 de Março de 1772, foi criada a Frequesia de São Francisco de Porto dos Casais, com jurisdição própria...".

Para a minha querida Noah, porto alegrense de gema, muitos parabéns por ter contribuído e por continuar a contribuir para o pulsar maravilhoso de Porto Alegre!

3 comentários:

Noah disse...

Não tem jeito, tu já pegou o "tranco" de me emocionar a ponto de me fazer chorar.
Sabe o que me fez chorar? A etiqueta:
A VISITAR .... e CUMPLICIDADE
Eu estou te esperando aqui e vamos "arrasar"
Bj Enorme

P@ulinh@ disse...

Ana, com efeito você tem um dom especial para cativar e agradar as pessoas. Agradeço-lhe muito a sua lembrança em me dedicar um espaço do seu blog, com uma canção da minha terra e das minhas gentes. Agradeço também a preocupação por eu não ter dado notícias nos últimos tempos. De facto, as preocupações no trabalho têm-me retirado tempo para as artes. Vamos ver se a situação acalma, para me poder dedicar mais a esse ramo. O sol agora também começa a estar convidativo, às vezes também saio para recarregar energias. Enfim, a vida é feita de tudo um pouco, não é? E nós, as mulheres, não temos mãos a medir...
Beijinhos grandes e votos de um óptimo fim-de-semana.
Paula

Noah disse...

Pois é...
Este ano passei o níver de POA em São Francisco do Sul, uma cidade portuária bem perto de Joinville em Santa Catarina (praticamente na fronteira do Paraná).
Estivemos com o Eduardo das 10 às 17 horas e pelos planos dele de ir para a Inglaterra, este ano não mais o encontrarei (digo darei uns apertos na bochecha).
Eu nunca havia ouvido falar nesta cidade e fiquei encantada. Veja só, é a 3ª cidade do Brasil.
Se achar, vou colocar o folder na caixinha que estou preparando para ti. Buenas, o que entendi é que a baía foi descoberta pelos franceses, mas quando D. João III, enfim mandou colonizar o Brasil, em 1530, enviando seu amigo Martin Afonso de Souza e seu irmão - justamente para afastar os "olhudos estrangeiros"; Martin Afonso ficou em São Paulo fundando a Vila de São Vicente (embrião de São Paulo) e o irmão dele desceu para Santa Catarina e foi até Laguna (importante no século XIX devido à Guerra dos Farrapos)
Voltando... então foi por isso que a cidade é praticamente toda ela tombada pelo patrimônio histórico devido a ser quase totalmente açoriana. Um show.
Agora vou nanar.
Bons Sonhos
Bj♥