24 de março de 2009

A importância de um sorriso...





"O sorriso traduz, geralmente, um estado de alma; é um convite a entrar na intimidade de alguém, a participar do que lhe vai no íntimo. É por isso que o homem é o único animal que sorri; e, como é dotado de inteligência e vontade, pode sorrir quando tudo vai bem ou sorrir mesmo que as coisas corram menos bem - tudo se resume na harmonia interior.

(...)

É pois muito importante saber sorrir. Um sorriso pode dissipar uma angústia, se for simpático, ou aumentá-la se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação, ou desanimar quem trabalha se for cínico; pode criar uma amizade, se for sincero e transparente, ou um afastamento se for hipócrita; pode humilhar de modo irreversível se não for autêntico e espontâneo.

O sorriso pode ser um grande auxiliar na educação. Não o sorriso que pactua com a asneira, mas o sorriso que acompanha uma repreensão justa e que mostra ao visado que, apesar da dureza e firmeza da repreensão, há amizade e compreensão.

Sorrir, porém, pode ser uma tarefa difícil. A dor e o cansaço tornam, por vezes, o sorrir muito árduo. Se há fortaleza interior então há sorriso, mas dorido. Perguntaram um dia a uma doente em grande sofrimento: "Como te sentes?". A resposta foi desconcertante: com um sorriso-dorido respondeu: "dói-me tudo".

Mas como anda desvirtuado o sorriso! Será que podemos chamar sorriso o que vemos no rosto dos que assinam os "tratados de paz e cooperação"? Não, o que vemos não passa de um esgar.

E termino com uma frase que vinha num calendário de bolso que me deram: "Não critique, ajude; não grite, converse; não acuse, ampare e... não se irrite, sorria".

(excertos de um texto de Maria Fernanda Barroca)




A razão deste post prende-se com uma situação, absolutamente surrealista, a que tive que assistir hoje! Fiquei triste porque me apercebi que há pessoas amargas, solitárias e sem luz, que vivem num mundo cinzento e que gostam de espalhar sombras e raiva por onde passam!
Dedico este post a todos os seres tão preocupadas com o seu umbigo, que pura e simplesmente se esquecem de sorrir.... Acordem, saiam da "caixa" e sorriam: o vosso dia vai ficar bonito!

O brilhante Saint-Exupéry disse: "No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele".

2 comentários:

Carla disse...

Existem textos que valem por cada palavra, este é um deles. Um beijão e aquele sorriso de cumplicidade e boa disposição. Uma boa semana

Noah disse...

Não entendi o ocorrido mas a entendi a situação. Q bom q desabafou.
Amei como sempre minha nova arca e estas fofuras (pq ñ posso externar outra coisa) dos artistas "maravilhosos" que lincas.
Depois de amanhã, dia 26, Porto Alegre estará de aniversário. 237 aninhos pode? E dos quais já participo há 54 e graças que sempre em franca expansão.
EU DEI MUITA SORTE À PORTO ALEGRE, podes crer!!!!!!!
,,,,,
Tu não me respondeste como vai D. Isabel!?