9 de março de 2009

Sexta Feira 13 em Montalegre



Este ano há três Sextas-Feiras 13 (Fevereiro, Março e Novembro)!!! E nestes dias, na transmontana Montalegre, bruxas e bruxos saiem à noite......


"A partir das 20:00 as "bruxas" invadem os restaurantes "malfadados" da vila de Montalegre para um "jantar infernal" que vai contar com a presença de "diabos", "demónios" ou "bruxas" e, depois do jantar, os "seres demoníacos" concentram-se para um cortejo fantasmagórico.

Depois da meia-noite, "Dom Bruxo" vai cozinhar a queimada da "mistela abençoada", que é acompanhada por uma ladainha que historicamente simboliza a "invocação de tudo quanto é mal".

"Sapos e bruxos, mouchos e corujas, demonhos, trasgos e dianhos" são os primeiros a ser invocados pela ladainha do padre Fontes, que, depois de preparar a queimada com aguardente, limão e açúcar, a vai dar a beber a todos os presentes.

Para quem acredita, a queimada pode livrar de bruxedos, feitiços e maus-olhados.

As queimadas também se faziam nas aldeias, nas noites frias de Inverno, para curar as pessoas dos resfriados, constipações e até de dores de garganta.

Há quem acredite que Jesus Cristo tenha morrido numa às 13:00 de uma sexta-feira 13, pois a Páscoa Judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário Hebraico.

Mas esta superstição ligada ao azar teve origem no dia 13 de Outubro de 1307, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelos Rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde executados, por heresia.

Mas Montalegre gosta de “contrariar a história” transformando as sexta-feira 13 em dias de “bom agouro”, de festa e animação."

1 comentário:

Noah disse...

Aninha,
Tô morrendo de saudades tuas.
...
Que coisa mais fôfa a nova arca, tô levando correndo.
...
Quero conversar contigo sobre o Almanaque onde imagino fazer um link teu e a chamada tipo "cultura do mundo português" ou algo no gênero. As pessoas minhas conhecidas que lá entram não tem blog ou não sabem comentar, mas é bastante lido que eu sei. Com tua permissão gostaria de levar este teu post inteiro para lá. Posso?
...
Milhões de beijos saudosos