11 de abril de 2009

Festa das Cruzes em Barcelos

(Foto gentilmente cedida por D.Quixote)


Com a Festa das Cruzes, entre 30 de Abril e 3 de Maio, dá-se o início da temporada das grandes romarias minhotas que só terminará no Outono!



"As flores são um dos ex-libris da romaria, estando, ainda, presentes nos tapetes de rua, com três metros, cobertos com pétalas naturais, uma prática com mais de um século. A construção dos tapetes tem a mão da Irmandade do Senhor da Cruz que constrói a réplica de um tapete de 1936, da autoria de José Serra Brito.





A tradição popular minhota afirma-se, ainda, nos chamados Arcos de Romaria, produzidos nas 89 freguesias do concelho, e que remetem para o brasão, monumentos, ou símbolos e valores típicos da localidade. Os arcos ficam expostos até Setembro no campo da feira.




A lenda sobre a origem da Festa das Cruzes fala de uma cruz perfeita e negra penetrada eternamente no solo ou, noutra versão, a boiar nas águas do Cávado. A primeira versão remete para o sapateiro João Pires, que em 1504 decidiu criar um cruzeiro em pedra e uma ermida, no campo da feira.

A segunda conta que, no advento protestante do século XVI, foram lançadas no mar do Norte da Europa três cruzes, que terão flutuado até Fão, Matosinhos e Barcelos. Daí o canto popular das cruzes irmãs:

«O Senhor de Matosinhos
mandou dizer ao de Fão
Que dissesse ao de Barcelos
Que eram todos irmãos».


Em homenagem ao facto construiu-se o actual templo do Senhor do Bom Jesus da Cruz, projectado por João Antunes em 1705."

fonte: Câmara Municipal de Barcelos




Um dos pontos altos desta romaria é a Batalha das Flores! Este ano, esperam-se cerca de 300 mil "soldados" para assistir à batalha mais perfumada e colorida do mundo: são milhões de pétalas naturais, de tecido e de papel lançadas por entre carros alegóricos, participantes do cortejo e espectadores.... Os espectáctulos pirotécnicos, concertos e mostras de folclore são também pontos obrigatórios do programa:-)

(Foto gentilmente cedida por D.Quixote)
Uma verdadeira romaria!

4 comentários:

Paco Bailac disse...

Bellas imagenes populares para el sentir de una Comunidad.


Paz

pacobailacoach.blogspot.com

Noah disse...

Ana

O Galeria está cada vez mais "rico" de informações.
Parabéns

D.Quixote disse...

Gostei de visitar este espaço mas verifiquei que algumas das fotos serão de minha autoria, e certamente como costumo a fazer em situações semelhantes seria de bom grado colocar o nome do autor ou local onde foram encontradas.
Manuel Peixoto-Barcelos
www.vamosfeirar.blogspot.com

Anónimo disse...

A Festa das cruzes é uma festa muito tradicional e bonita mas antigamente quando todos os grupos Musicais de barcelos faziam parte, isso sim isso é que éra bonito, mas agora só vão buscar os grupos de fora para os variedores encher os bolsos com as comissões que os grupos e empresários lhes dão , tenham vergonha e ponham os grupos de barcelos a participarem nas vossas festas.