5 de abril de 2009

Primeiro Centenário do Parque de La-Salette

No próximo dia 7 de Abril, comemoram-se os 100 anos do Parque de La-Salette! Construído no Histórico Monte dos Crastos, no início do mês de Abril do Ano 1909, é um dos pontos de maior interesse turístico da cidade de Oliveira de Azeméis.






O parque tem muitos lugares que ficam para sempre marcados na memória dos oliveirenses! Desde muito pequenos que somos visitantes do parque: passamos muitas tardes no parque infantil, entre correrias, escorregas e baloiços. Na adolescência, passamos grandes tardes de verão na piscina do parque e as conversas com os amigos nos caminhos do parque tornam-se um hábito.







E o lago.... o belo e romântico lago;-) Oliveirense que se preze já andou de barco no lago, pelo menos uma vez na vida! (Muitos também já lá tomaram banho, mas sem consequências de maior:-)





E o coreto, palco de concertos de bandas, de brincadeiras e de cumplicidades amorosas.... ai, ai,ai...se este coreto falasse.......




E o Santuário! No segundo domingo de Agosto, realizam-se as Festas em honra de Nossa Senhora de La-Salette. Uma verdadeira romaria portuguesa, com tradições muito enraízadas nas gentes da terra.




"Durante o dia 7 de Abril, realizam-se diversas actividades das quais se destacam a atribuição da classificação «Árvores de interesse público», o lançamento do concurso de fotografia Fundação La Salette e o lançamento do projecto «Descobrir o Parque».
Ainda para a estalagem S. Miguel está marcado um concerto de som com taças tibetanas e as sessões temáticas «Protege o ambiente pela tua saúde», «A camada de ozono e a nossa saúde», «Reciclar é preservar a vida», «Vamos aprender a utilizar a água com o Joãozinho Sabichão» e «Ondas de calor».
Será desenvolvida ainda uma campanha de divulgação do «Clube Amigos do Parque», realizados rastreios, ateliers de educação ambiental, visitas guiadas ao parque para avós e netos e actividades de ioga e biodanza."

Há tanto para dizer sobre La-Salette e tudo aquilo que o torna tão especial! Mas vou deixar essas histórias para outros posts!
Entretanto, apareça e venha cantar connosco os parabéns ao Parque!

1 comentário:

Jorge Freitas Soares disse...

Olá

Este fim de semana estive nos moinhos... na próxima visita ao centro do Mundo não posso falar a visita ao Parque.

Gostei do post.. que também me fez recordar.

Boa semana
Jorge