21 de maio de 2009

A Avô Bazelinha explica...:-)



"Por que é que os dias da semana têm "feira" no nome?

"Feira" vem de feria, que, em latim, significa "dia de descanso".


O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga - daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa. Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar.


Mas então se "feria" é dia de descanso, por que se usa "feira" apenas nos dias úteis? Isso acontece porque, no início, a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa (aquela que antecede o domingo de Páscoa), em que todo bom cristão deveria descansar. Depois acabou sendo adoptada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses.


No espanhol, no francês e no italiano, os deuses continuam a valer dia após dia.


As únicas excepções assumidas pelos portugueses foram sábado e domingo (Prima Feria, na Semana Santa), que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o "Dia do Senhor".

...."

Leia o restante texto desta curiosidade no blog da querida Avó Bazelinha!

1 comentário:

APO (Bem-Trapilho) disse...

nem mais!... :) sabes que a minha filha me perguntou isto hj mesmo! :))) mas eu nao sabia assim uma explicação tao completa. obrigada! :)
bjokas