30 de abril de 2009

28 de abril de 2009

DOT ART - Design Store


Mais uma excelente razão para visitar a cidade do Porto!
Na Rua Mártires da Liberdade há uma novidade que está a causar grande curiosidade e agitação a quem mora e a quem passa. Todos páram a ler a explicação na montra. Os mais atrevidos entram e perguntam, os mais reservados espreitam de fora.
Esta agitação deve-se à abertura a 15 de Abril no nº 65, do espaço DOT ART – Design Store. Trata-se de uma loja/galeria de jovens criadores nacionais, num estilo urbano, moderno e divertido.
O conceito nasce da necessidade de divulgação do que é produto nacional. Mostrar o que é ser português numa das muitas formas de arte!
Estando agregados no mesmo espaço diversas áreas de criação, os clientes, têm acesso ao melhor dos nossos criadores, com trabalhos elaborados nos mais variados materiais, sendo o forte a reciclagem.
Aqui podem encontrar peças únicas desde roupa e acessórios a peças decorativas. Podem também costumizar uma peça a gosto ou ter aconselhamento de imagem para determinado evento.
Neste espaço há também lugar a exposições, apresentações, oficinas e mini-cursos (origami, bonzai, cozinha vegetariana, cerimónia do chá, sushi, costura, modelagem em papel e barro, entre outros).
Para dia 2 de Maio está agendada a festa de abertura, a partir das 16 horas. A Edna Pimentão (responsável pelo espaço) convida-nos a todos para brindarmos a abertura do Dot Art:-)
Parabéns à Edna e a todos os criadores portugueses...

26 de abril de 2009

Criatividade com alimentos....

Foi num email da Isabel que vi estas belíssimas fotos. O criador destas obras de arte é Carl Warner, um fotógrafo londrino que alia a sua criatividade fabulosa a uma técnica superior. Esta série das "Foodscapes" é notável e simplesmente deliciosa:-)


















25 de abril de 2009

Cravos vermelhos...



"Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, quem governou Portugal até esse dia foi Salazar e, logo a seguir, Marcelo Caetano. Foi a ditadura. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.



Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país: acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos.


As pessoas gritavam «O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO».Por este motivo, o dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e é feriado nacional. "

in web.educom.pt - texto do António Pedro (3ºano) – 23 de Abril de 2004

23 de abril de 2009

E no dia em que se festeja o Livro no mundo...

Deixo aqui as sinopses de três livros que estão na minha lista de compras....


"À medida que e Rússia de Nicolau e de Alexandra se precipita para a catástrofe, A Noiva Romanov segue a vida de duas almas revolucionárias a da grã-duquesa Isabel (ou Ella), irmã da czarina Alexandra, e a de Pavel, um simples camponês que ambiciona mais.A vida grã-duquesa Isabel começa como um conto de fadas - nascida princesa na Alemanha, casa com o grão-duque Sergei da Rússia e entra na corte mais famosa e magnífica do mundo, a dos poderosos Romanov, onde se torna conhecida pela sua elegância, pelas suas jóias, pela sua beleza e pela sua bondade. O marido, contudo, não possui os mesmos atributos e governa Moscovo como governa a mulher, com um punho frio e duro."


"Coisas da vida é uma sucessão de derivas e pensamentos, um (quase) diário de alguém que atravessa os dias com a certeza de que é essencial estar próximo dos outros, criar relações e correr riscos. Laurinda Alves tem palavras de ordem tal como «voluntariado», testemunha a importância dos cuidados paliativos e também de denuncia casos reais alertando para situações de injustiça, dizendo-nos que todos fazemos parte e todos podemos fazer a diferença.Acompanhamos a vida de Laurinda Alves e a vida dos que a rodeiam e nos ensinam o valor da coragem, às vezes, o peso da dor, mas também a importância dos lugares onde a cabe a esperança."




"Neste romance intenso e cativante Fernando Pinto do Amaral acompanha a história de Rita e da sua paixão funesta por Leonardo Volpi, um músico brilhante que fez carreira entre Portugal e o Brasil nas últimas décadas do século XX e se confronta com as suas contradições. Em pano de fundo surgem as outras mulheres que o amaram, mas também um retrato da sua geração e de alguma sociedade portuguesa contemporânea, reflectida no espelho dos seus desejos, dos seus medos e das suas inconfessáveis angústias. "

A 22 de Abril de 1500...

"A vinte e dois de abril
Do ano mil e quinhentos
Foi descoberto o Brasil
Graças aos descobrimentos.
Pedro Álvares Cabral
Que a grande armada conduz
Descobre-o por Portugal
Chamando-lhe “Vera Cruz”.
Na história relatada
Por Pêro Vaz de Caminha
Há beleza retratada
Que o Brasil então já tinha.
E três séculos marcaram
A presença portuguesa
Onde muitos consumaram
Grande prestígio e riqueza.
Mas D. Pedro seu regente
Em gesto heróico se zanga
E o decreta independente
No Grito do Ipiranga !...
Desde então os dois países
Pela paz deram as mãos
Mantendo as fortes raízes
Entre dois Povos irmãos !..."
Euclides Cavaco


Para a Noah!
Beijo do tamanho do mundo...

22 de abril de 2009

Dia da Terra


É a nossa casa!
É o nosso legado para as gerações vindouras!
Que seja um bom legado!
Vamos protegê-la enquanto podemos!

21 de abril de 2009

Design Português a todo o gás!


A garrafa de gás portátil CoMet ganhou o "Australian International Design Award"! O professor convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Eng. Carlos Aguiar é o autor do projecto. Estas garrafas são muito leves, seguras, não enferrujam nem magoam as mãos no transporte!
Parabéns a este talento luso da área do design industrial, que junta agora este prémio a uma galeria de prémios e distinções internacionais: Design Plus (Frankfurt), Red Dot (Essen), Good Design (Chicago) e Good Design G-Mark Award (Japão)!

20 de abril de 2009

Palácios Celestiais...








Magníficas estas Mandalas de cerâmica! A criadora é a artesã baiana Letícia. Espreitem o blog e contemplem estes palácios celestiais...

Um destes dias....










... encho-me de coragem e pinto uma!:-)

Sacas de Tiras: Urban Chic!

As sacas de tiras têm, indiscutivelmente, um grande potencial em termos de acessório fashion da estação! Inovar nas cores e tamanhos, torná-las presentes no mercado e ensinar novos artesãos a técnica seriam factores muito importantes para dar à saca de tiras o carácter urban chic que ela merece!


"São famosas e únicas as sacas de tiras da Vila de Cucujães. Estas são confeccionadas com tiras de feltro entrelaçadas numa forma de madeira, com ajuda de um pica-pontas. São colocadas talas, ou seja, ripas de madeira com asas de arame, e remata-se com uma apara de feltro. A matéria-prima é obtida em fábricas de chapéus da região. As ferramentas mais utilizadas são o pica-pontas, martelo, pregos, tesoura, agulhas e raspador para cortar as tiras."

Os Brasões das Dezanove Freguesias