28 de novembro de 2009

O Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis


Mais uma óptima razão para visitar o Centro do Mundo:-) ... O Centro Lúdico!


Confesso que só na semana passada o visitei com tempo e o "vi com olhos de ver". E deixem-me que vos diga que fiquei de queixo caído: com as fantásticas e moderníssimas instalações, com um nível de equipamento absolutamente raro e uma equipa de uma disponibilidade e simpatia extraordinárias!
O Afonso ficou completamente fã do espaço e não fala de outra coisa que não seja voltar ao Centro Lúdico! Até eu fiquei com vontade de brincar na sala que é uma réplica de uma casa de bonecas ....
No espaço dedicado aos adolescentes fiquei surpresa com a quantidade de teens calmamente instalados na sala! Aliás, o ambiente calmo e descontraído é uma característica deste local! Os principais "utilizadores" deste espaço são avós e netos e adolescentes que encontram aqui a resposta para ocupar o seu tempo em actividades enriquecedoras, conhecendo e interagindo com outras pessoas.
O calendário de actividades é muito interessante: desde aprender a cozinhar a caças ao tesouro; o Centro Lúdico esforça-se por oferecer ao público um leque de actividades interessantes para todos, dos 3 aos 99 anos!
A única nota menos positiva que aqui deixo prende-se com a falta de informação ao público sobre as actividades, os objectivos e a própria existência de um Centro Lúdico! Considerado um dos melhores do país, este Centro Lúdico merece ser usufruído por todos os oliveirenses ...
Deixo uma/duas sugestão à Edilidade Oliveirense: As crianças que moram nas freguesias que circundam o centro da cidade terão mais dificuldade em deslocar-se ... e se se organizassem visitas ao Centro Lúdico? E se se colocassem nos painéis de informação da CMOA o calendário de actividades no CL?
Visitem e vejam com os vossos olhos! Levem os pequenotes e ofereçam-lhes umas horas absolutamente fantásticas! Vale mesmo a pena:-)

18 de novembro de 2009

Lenda dos Tripeiros


"No ano de 1415, construíam-se nas margens do Douro as naus e os barcos que haveriam de levar os portugueses, nesse ano, à conquista de Ceuta, e mais tarde à Epopeia dos Descobrimentos. A razão deste empreendimento era secreta e nos estaleiros os boatos eram muitos e variados: uns diziam que as embarcações eram destinadas a transportar a Infanta D. Helena a Inglaterra, onde se casaria; outros diziam que era para levar El-Rei D. João I a Jerusalém para visitar o Santo Sepulcro. Mas havia ainda quem afirmasse a pés juntos que a Armada se destinava a conduzir os Infantes D. Pedro e D. Henrique a Nápoles para ali se casarem...
Foi então que o Infante D. Henrique apareceu insperadamente no Porto para ver o andamento dos trabalhos e, embora satisfeito com o esforço dispendido, achou que se poderia fazer ainda mais.E o Infante confidenciou ao Mestre Vaz, o fiel encarregado da construção, as verdadeiras e secretas razões que estavam na sua origem: a conquista de Ceuta. Pediu ao Mestre e aos seus homens mais empenho e sacrifícios, ao que o Mestre Vaz lhe assegurou que fariam para o Infante o mesmo que tinham feito cerca de trinta anos atrás aquando da guerra com Castela: dariam toda a carne da cidade e comeriam apenas as tripas. Este sacrifício tinha-lhes valido mesmo a alcunha de "tripeiros".
Comovido, o Infante D. Henrique disse-lhe que esse nome de "tripeiros" era uma verdadeira honra para o povo do Porto. A história de Portugal registou mais este sacrifício invulgar dos heroícos "tripeiros" que contribuiu para que a frande frota do Infante D. Henrique, com sete galés e vinte naus, partisse a caminho da conquista de Ceuta."
Não sou tripeira de nascimento, mas adoptei o Porto como a minha cidade durante 18 anos... tenho-a no coração! É uma cidade com uma atmosfera mágica e os tripeiros são conversadores, barulhentos, trabalhadores e donos de uma generosidade imensa!
Bibó Porto!

10 de novembro de 2009

10 coisas que não me saiem da cabeça!!!!


Este é mais um selinho que a minha Madrinha Noah ofereceu:-) A regra é única e temos que escrever as 10 coisas que não nos saiam da cabeça:

- Minha família!
- Projectos de Cartonagem iniciados e que tardam em ficarem prontinhos (2 projectos)!
- Viagem a Nova Iorque;
- Visita a Porto Alegre;
- Curso com a Denise Menenghello;
- Dedicar-me às Arts&Crafts a 100%;
- Um atelier com o dobro do espaço;
- Férias na Polinésia!
- Ler as dezenas de livros empilhadas na minha biblioteca;
- A minha dieta!!!!!!!!

Passo este selinho a todos os meus seguidores!
Bjs

Ferro com Design!






A Iron Design Company tem criado peças absolutamente geniais a partir do ferro. As fotos retratam alguns dos produtos com os quais podemos deleitar a vista! Visitem o site e descubram tudo sobre o processo produtivo que está por detrás de cada um destes objectos de encanto!

9 de novembro de 2009

E temos Engenheiro!


Depois do post sobre as aventuras gastronómicas da irmã, o Afonso "exigiu" (:-)) que fosse publicado o último grande projecto do Senhor Engenheiro Afonso: A casa do Casper!

7 de novembro de 2009

A Chefe Bikas ...


Ontem à noite, a Chefe Bikas mostrou os seus talentos e preparou um strogonoff de perú absolutamente delicioso! E não conseguimos fotografar a sobremesa porque a santa gula foi mais forte! Mas posso dizer-vos que foram "Morangos Gelados com Chocolate" - Divinal!
Definitivamente a minha filhota de 9 anos gosta da arte de cozinhar! Um destes dias vou fotografar uma criação gastronómica da Bikas que também é um sucesso: Salada Fria de Espargos e Cogumelos!
Bom fim de semana para todos!
Mãe Babada:-)

4 de novembro de 2009

Parabéns Aninhas:-)

Este dia não podia acabar sem postar sobre uma artista absolutamente talentosa de quem me orgulho muito de ser amiga!
A Ana Dias Vaz tem mais um trabalho publicado na edição da revista Faça Fácil: um Pai Natal em pintura country que até arrepia!:-)
Visitem o seu Atelier e confirmem o óbvio: muito talento e simpatia!
Parabéns Aninhas! Se há alguém que merece reconhecimento pelas peças maravilhosas que crias ... esse alguém és tú!

Uma beijoca grande da tua amiga do Norte!