10 de março de 2010

A 10 de Março . . .

Todos os dias do ano acontecem coisas extraordinárias em qualquer lado do nosso planeta. Hoje, decidi cuscar a web para saber o que teria acontecido nos dias 10 de Março que antecederam o 10 de Março de hoje:-) De entre muitos "achados" que encontrei seleccionei alguns acontecimentos que, na minha opinião, marcaram a história dos povos ... fiquei-me pelos acontecimentos bons e muito bons, porque também houve acontecimentos maus e muito maus!:-( Destes últimos, temos 10 de Março como o dia em que nasceu o senhor Bin Laden, o financiador do terrorismo global!

Mas passemos aos acontecimentos que seleccionei...

A 10 de Março de 1535, Tomás de Berlanga, Bispo do Panamá descobre as ilhas Galápagos! Este arquipélago paradisíaco foi declarado património da Humanidade em 1978!



A 10 de Março de 1764 o Governo inglês aprova um imposto sobre as colónias da América do Norte, o que acaba por originar, 11 anos depois, o movimento da independência, ou, nas palavras de um amigo meu professor de história, "a maior tea party de todos os tempos!":-)



A 10 de Março de 1876, Alexander Graham Bell faz a sua primeira transmissão telefónica bem sucedida: "- Mr Watson, come here; I want you!"  Alguém imagina o que seria o nosso dia a dia sem este objecto?:-)



A 10 de Março de 1910, o governo imperial  extingue a escravatura na China. - bem, sem grandes comentários! mas o fim oficial de regimes de escravatura são sempre dignos de menção!



A 10 de Março de 1946, as mulheres italianas votam pela primeira vez. - Mais um degrau no turtuoso caminho para a igualdade de tratamento entre sexos.!



A 10 de Março de 2000, cientistas descobrem na Patagónia os ossos do suposto maior dinossauro carnívoro. E que cenário magnífico onde morava o nosso antepassado!!!!!
De tirar o fôlego!


E até mais um dia cheio de coisas extraordinárias!

1 comentário:

Ψ ﺴ Ρяϊη¢єىå ﺴ Gµєяяєϊяå ﺴ Ψ disse...

Olá Madrinha Babe, as coisas que tu sabes, carago!
Fantástica (re)visita fizeste tu pelo dia 10.
...as mulheres italianas votarem pela pela primeira vez, realmente há coisas que nunca nos passam pela cabeça ;)
Votos de uma noite tranquila,
Beijinhos,