29 de março de 2010

Plantas que protegem . . .

Todos, pelo menos uma vez na vida, ouvimos falar nas propriedades curativas e protectoras de algumas plantas! Como sou fã incondicional de incensos, óleos e chás - quer como remédios caseiros para males do corpo, quer como fontes de protecção para males de alma - quando uma amiga querida me enviou um verdadeiro tratado sobre as propriedades de protecção que algumas plantas conferem, não hesitei em partilhar com todos os que passam pela Galeria...

O MANJERICÃO: Além do delicioso sabor que dá a pratos da cozinha italiana, o manjericão, quando exposto num ambiente, tem a propriedade de acalmar e trazer paz de espírito para todos. Pode-se tomar banhos, fazendo uma infusão da erva.



A PIMENTEIRA: Esta planta combate as energias pesadas e ariscas. É uma planta de vibração estimulante, afrodisíaca, tonificante e atrai boas energias para o amor. Usa-se em vasinhos.



COMIGO-NINGUÉM-PODE: O nome diz tudo! Afasta e quebra todas as energias negativas dos ambientes. Em uso conjunto com a Espada de São Jorge quebra feitiços, magia e mau-olhado. Além destes super poderes é uma planta muito bonita para qualquer ambiente. Para ser usada em vasos maiores. Nunca deve ser ingerida.




A ARRUDA: É uma das ervas mais poderosas para combater a inveja. A arruda já era conhecida e usada na antiga Grécia e Roma. Foi popularizada no Brasil pelas escravas na época da colonização. Quando colocada num ambiente, para além de proteger, emite vibrações de entusiasmo e de prosperidade. Podemos ter sempre um galho de arruda junto ao corpo para reter as energias negativas. Não deve ser ingerida.




O ALECRIM: É uma erva que tonifica pessoas e ambientes. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as actividades mentais, estudos e trabalho. Favorece e fortifica o ânimo e vitalidade das pessoas. No ambiente, agindo em conjunto com  a arruda, "segura" as energias de inveja. Pode ser usada em vaso ou queimada seca em forma de defumação. Pode-se tomar banhos fazendo uma infusão com a erva.



A CÂNFORA: Limpa ambientes carregados. Pode ser utilizada em pastilhas num frasco com álcool ou na forma de incenso.



A SÁLVIA: Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais. Dormir com folhas de sálvia sob o travesseiro torna os sonhos realidade. Pode ser usada num vasinho ou pode-se queimar a erva seca e usar como defumador. Pode-se tomar banhos fazendo uma infusão com a erva.



A GUINÉ: No ambiente tem o poder de criar um "campo de força" de protecção, bloqueando as energias negativas e emitindo vibrações optimistas. Atrai sorte e felicidade. Cria uma energia de bem-estar nos ambientes. Usada em vasinhos.




ESPADA DE SÃO JORGE: Devido ao formato das suas folhas é facilmente associada ao poder de cortar as energias negativas e a  inveja. Alguns dizem que espanta os maus espíritos. Ao cortar as energias negativas, a erva atrai coragem e prosperidade. Usada em vasos grandes ou plantada em floreiras em frente a casa.

Sem comentários: