9 de maio de 2010

Declaração Schuman: o Embrião da União Europeia

Foi a 9 de Maio de 1950 que o francês Robert Schuman apresentou o texto que é considerado o embrião de todo o processo de construção da actual União Europeia.


Ficam aqui alguns excertos da Declaração, que pode ser lida na íntegra aqui.

"A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criadores à medida dos perigos que a ameaçam. A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacificas.(...)

(...) A solidariedade de produção assim alcançada revelará que qualquer guerra entre a França e a Alemanha se tornará não apenas impensável como também materialmente impossivel. O estabelecimento desta poderosa unidade de produção aberta a todos os paises que nela queiram participar, que permitirá o fornecimento a todos os países que a compõem dos elementos fundamentais da produção industrial em idênticas condições, lançará os fundamentos reais da sua unificação económica.

Esta produção será oferecida a todos os países do mundo sem distinção nem exclusão, a fim de participar na melhoria do nível de vida e no desenvolvimento das obras de paz. Com meios acrescidos, a Europa poderá prosseguir a realização de uma das suas funções essenciais: o desenvolvimento do continente africano. Assim se realizará, simples e rapidamente, a fusão de interesses indispensável à criação de uma comunidade económica e introduzirá o fermento de uma comunidade mais vasta e mais profunda entre países durante muito tempo opostos por divisões sangrentas."


E porque a "nossa casa" no Mundo faz hoje 60 anos, façamos um brinde à sua saúde!

Cartaz vencedor do Concurso patrocinado pela Comissão Europeia sob o tema "I Love Europe". Criado pela jovem artista polaca Maria Milenko.

Deixo aqui a receita do "Copa Europa", o cocktail oficial do Dia da Europa, criado por Olivier Pichon.


Vodka Bison* 3cl
Xarope de caramelo 1 cl
Sumo de maçã 6 cl
Blue Curaçao* 1 cl
Sorvete de lima 1 colher de sopa
Gelo picado

… misturar tudo num shaker! Para decorar, colocar uma rodela de maçã cortada em forma de coração com um morango incorporado. Para uma versão não alcoólica, retirar a vodka e substituir o Blue Curaçao por xarope Curaçao.





1 comentário:

Noah disse...

Claaaaro que vou levar para o álbum da cozinha.
Show!
+ bj♥s