26 de maio de 2010

Meses, Deuses e Roma


A palavra Janeiro vem do latim lanuarius, em homenagem ao deus romano Jano, deus do começo na mitologia romana. Um deus com duas faces, uma olhando para o passado e outra olhando para o futuro.



A palavra Fevereiro vem também da palavra latina februarius e foi inspirado em Februus, deus da morte e da mitologia etrusca.



Março! O nome surgiu na Roma Antiga e dizia-se Martius, inspirado em Marte, deus da guerra.



O nome Abril, deriva do latim aprilis, que significa "abrir". Outra hipótese apontada para o nome deste mês, sugere que Abril seja derivado de Aprus, nome etrusco de Vénus, deusa romana do amor e da paixão. É por esta razão que surgiu a crença de que os amores surgidos em Abril são eternos. Outra versão relaciona com Afrodite, deusa grega do amor, que teria nascido de uma espuma do mar - que em grego antigo, se dizia "abril".



O nome Maio deriva da deusa romana da fertilidade Bona Dea. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.



Junho! O nome deriva da deusa romana Juno, mulher de Júpiter e rainha dos Deuses.



O nome Julho deve-se ao nome do imperador romano Júlio César. Antes deste baptismo, Julho era conhecido por quintilis, uma vez que era o quinto mês no calendário romano, que começava em Março.



Agosto deriva do latim augustus, e é assim chamado por decreto em honra do imperador romano César Augusto.



E o calendário romano influencia o nome dos últimos quatro meses do ano. Assim, Setembro deve o seu nome à palavra latina septem; Outubro deriva da palavra latina octo; o nono mês no calendário romano é Novembro (novem, em latim) e por fim, Dezembro deriva de "decem".


Fonte de Informação: Wikipédia

1 comentário:

Elaine disse...

Oi querida, adorei essas informações, é sempre bom apreender!
Beijos e um lindo final de semana!