15 de junho de 2010

Futebol ...



E em dia de jogo da nossa selecção no Campeonato do Mundo de Futebol, fomos investigar a origem do jogo mais popular do mundo, com cerca de 270 milhões de pessoas que o praticam!!!!

Não está isenta de polémica a atribuição da invenção do jogo a um país ou cultura, porém reconhece-se que as primeiras manifestações surgiram na China, entre 3000 e 2500 a.c..

Tsu Chu - Durante a dinastia do imperador chinês Huang-ti, era costume chutar os crânios dos inimigos derrotados. Os crânios, que mais tarde viriam a ser substituídos por bolas de couro, tinham que ser chutados pelos soldados chineses por entre duas estacas cravadas no chão.

Kemari - É uma variação do tsu-chu com origem no Japão. O campo era quadrado e em cada lado havia uma árvore: cerejeira, salgueiro, bordo e pinheiro. Os jogadores eram oito. Esse jogo era mais um ritual religioso do que propriamente um desporto. Antes de se iniciar era realizada uma celebração para abençoar a "bola", que simbolizava o Sol, e que  era criada artesanalmente com bambu.

Epsyskiros - A primeira referência ao epyskiros vem do livro Sphairomachia, de Homero, um livro grego só sobre desportos com bolas.Nele é citado o epyskiros, um desporto disputado com os pés, num campo rectangular, por duas equipas de nove jogadores. O número de jogadores, porém, podia mudar de acordo com as dimensões do campo. Podia ter até 15 jogadores de cada lado, como acontecia no século I a.C. em Esparta. A bola era feita de bexiga de boi e recheada com ar e areia, que deveria ser arremessada para as metas, no fundo de cada lado do campo.


Harpastum - Descendente do epyskiros, o harpastum foi um desporto praticado por volta de 200 a.C. no Império Romano. O harpastum era disputado num campo rectangular, divido por uma linha e com duas linhas como meta. A bola, feita de bexiga de boi, era chamada de follis. O harpastum era um exercício militar, o que fazia uma partida poder durar horas. Com as conquistas romanas, ele foi difundido por outras regiões da Europa, da Ásia Menor e do Norte da África.


Soule - Durante a Idade Média, na região onde actualmente fica França, foi criado o soule, uma versão do harpastum, introduzido pelos romanos entre os anos de 58 e 51 a.C.. As regras do soule variavam de região a região. O soule foi um desporto da realeza praticado pela aristocracia. O rei Henrique II da França, proibiu o jogo, pois o mesmo era violentíssimo e barulhento. Sendo assim, criou a lei que decretava a proibiçao desse desporto, e aqueles que o praticassem poderiam ir até para a prisão.


Calcio Fiorentino - Não por acaso os italianos chamam hoje o futebol de calcio. O desporto foi criado em Florença, e por isso, chamado de calcio fiorentino. As regras só foram estabelecidas em 1580, por Giovanni di Bardi. O jogo passou a ser arbitrado por dez juízes, e a bola podia ser impulsada com os pés ou as mãos, e precisava ser introduzida numa barraca armada no fundo de cada campo. Não havia limite de jogadores (levando-se em conta o tamanho do campo, claro), por isso a necessidade de tantos juízes. O desporto espalhou-se rapidamente por todo país, e hoje é uma festa anual em várias cidades da Itália.


Futebol - Actualmente, o formato do jogo consiste em duas equipas de 11 elementos cujo objectivo passa por deslocar uma bola através do campo até conseguir colocá-la dentro da baliza do adversário - tudo isto, sem utilizar as mãos!!!! Ganha a equipa que conseguir fazer mais golos! Este é o jogo moderno, criado em Inglaterra, cujas regras de 1863 são a base do jogo como o conhecemos.

Sem comentários: