28 de agosto de 2010

Anjos . . .

Anjos ... um assunto que me fascina desde pequenina:-) Este recorte é dedicado ao meu anjo da guarda, Yabamiah, por quem tenho absoluta admiração :-) "Recortemos" então sobre os 72 Anjos e as respectivas nove categorias.


"Anjo (do latim angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, é uma criatura celestial, acreditada como sendo superior aos homens, que serve como ajudante ou mensageiro de Deus. Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas de pássaro e uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, por serem constituídos de energia, e por vezes são representados como uma criança, por terem inocência e virtude. Os relatos bíblicos e a hagiografia cristã contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenómenos miraculosos, e a crença corrente nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de evolução.
Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente, e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como facto a sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências, de acordo com os vários autores que se ocuparam deste tema.
O Espiritismo faz uma descrição em muito semelhante à judaico-cristã, considerando-os seres perfeitos que atuam como mensageiros dos planos superiores.
Dentro do Cristianismo Esotérico e da Cabala, são chamados de anjos os espíritos num grau de evolução imediatamente superior ao do homem e imediatamente inferior ao dos arcanjos. Para os muçulmanos alguns anjos são bons, outros maus, e outras classes possuem traços ambíguos. No Hinduísmo e no Budismo são descritos como seres auto-luminosos, donos de vários poderes, sendo que alguns são dotados de corpos densos e capazes de comer e beber.
Já os teosofistas afirmam que existem inumeráveis classes de anjos, com variadas funções, aspectos e atributos, desde diminutas criaturas microscópicas até colossos de dimensões planetárias, responsáveis pela manutenção de uma infinidade de processos naturais. Além disso a cultura popular em vários países do mundo deu origem a um copioso folclore sobre os anjos, que muitas vezes se afasta bastante da descrição mantida pelos credos institucionalizados dessas regiões."

in Wikipédia


De acordo com a crença judaico-cristã, os 72 Anjos formam uma Hierarquia Angelical dividida em nove categorias:

Serafins, que personificam a caridade e a inteligência.
Querubins, que refletem a sabedoria divina, aliada ao temperamento jovial
Tronos, que proclamam a grandeza divina, através da música.
Dominações, que têm o governo geral do universo e atendem mais rapidamente quando utilizamos os instrumentos mágicos para as invocações.
Potências, que protegem as leis do mundo físico e moral, além de preservar a procriação dos animais.
Virtudes, que promovem prodígios e os milagres da cura.
Principados, responsáveis pelos reinos, estados e países, preservam também a fauna e a flora, os cristais e as riquezas da terra.
Arcanjos, responsáveis pelas transmissões de mensagens importantes e pela defesa dos países, pais ou da família.
Anjos, que cuidam da segurança do indivíduo no corpo físico.


Cada uma destas categorias é regida por um Príncipe...

Metatron é o Princípe dos Serafins;
Raziel é o Princípe dos Querubins;
Tsaphkiel é o Princípe dos Tronos;
Tsadkiel é o Princípe das Dominações;
Camael é o Princípe das Potências;
Raphael é o Princípe das Virtudes;
Haniel é o Princípe dos Principados;
Mikael é o Princípe dos Arcanjos;
e Gabriel é o Princípe dos Anjos

 
Destes 72 Anjos há um a quem Deus confiou a nossa guarda e protecção desde a hora de nascimento: é o nosso Anjo da Guarda ... este Anjo acompanhará a nossa caminhada até à hora em que morremos, protegendo e assistindo não só contra os perigos temporais, mas especialmente contra os perigos espirituais.
 
 
Na web há imensos sites onde pode saber quem é o anjo que vela por si desde que nasceu.. este é apenas um dos inúmeros locais onde pode descobrir quem é o seu anjo da guarda . . .

1 comentário:

Noah disse...

Ana
Você sempre me tira o fôlego.
Que orgulho sinto deste teu blog.
Imagino o carinho que tens por ele.
Uma das coisas boas que tive nesta vida de blogueira foi teu convite para amadrinhar este espaço de arte, literatura e conhecimento como um todo.
Muito agradecida viu?