4 de agosto de 2010

Remédios Caseiros

Em passeios pela web encontrei algumas "receitas" de remédios caseiros para as mais diversas maleitas. Confesso que sou fã da utilização de plantas e outros elementos naturais, cujas propriedades nos podem ajudar muito!

No site Paradise Now, encontrei uma receita extraordinariamente simples para acabar com as terríveis dores de dentes!




"Dissolva uma quantidade suficiente de sal marinho não refinado em água morna (temperatura do corpo) para preparar uma forte solução e lave a sua boca com ela (por meio de bochechos), permitindo que a água salgada percorra toda a boca de forma vigorosa (se a dor permitir) ou apenas permitindo que a salmoura aja em sua boca( ela provocará ensalivação). A dor de dente, especialmente quando extremamente aguda, poderá cessar instantaneamente ou talvez leve algum tempo antes de desaparecer, mas ela será debelada (no meu caso esse método sempre funcionou e o maior tempo que levou para cessar, num caso de dor aguda, foram cerca de dois minutos. Também já testemunhei algumas outras pessoas que relataram terem tido alívio quase instantâneo para dor de dente, com mesmo método). Repita o processo de lavagem e bochechos com salmoura – até mesmo durante vários dias, no caso de a dor voltar ou não cessar por completo – tantas vezes quanto necessário. Também se pode alojar alguns cristais de sal diretamente sobre o dente ou gengiva que dói."


Para as horríveis aftas, encontrei no site Tua Saúde  um remédio muito simples...


"Um remédio caseiro muito bom para curar aftas é a camomila. Coloque 6 colheres de chá de flores de camomila em 1 litro de água reserve e faça gragarejos sempre que lembrar. Faça gargarejos com chá de camomila em casos de irritações e inflamações da mucosa da zona da boca e garganta. Esta planta tem uma incrível ação estimulante da cicatrização asssim como um alto poder desinfectante."


E para hematomas, o site Receitas Hummm apresenta um cataplasma interessante:


"Aplicar cataplasma de tomate maduro no local de 2 horas cada, quantas vezes forem necessárias. Ao deitar colocar sobre o hematoma a parte interna da casca da banana deixando-a um tempo médio de 2 a 3 horas."



No Saúde 24, encontrei algumas indicações para o tratamento de picadas de insectos com remédios caseiros!


"Nas picadas de abelhas molhe a zona com bicarbonato de sódio;
Nas picadas de vespa molhe a zona com vinagre;
Aplique gelo no local da picada (envolto numa toalha turca durante 5 dias, 3 vezes ao dia);
Aplique uma fatia de papaia, durante 1 hora;
Friccione o local da picada com uma rodela de cebola."


Há imensos "remédios caseiros" e creio que todos já utilizamos muitas receitas da avó para aliviar dores ou curar algumas feridas: chá de cebola para a rouquidão, chá de limão e mel para problemas de garganta, emplastro de carne vermelha para nódoas negras, emplastro de camomila para unhas encravadas ...e poderia estar aqui muitas horas a enumerar estes remédios!:-)

Aproveito para desejar a todos os que por aqui passam uma excelente semana sem terem que recorrer a nenhum remédio (caseiro ou não):-)

Sem comentários: