29 de março de 2010

Plantas que protegem . . .

Todos, pelo menos uma vez na vida, ouvimos falar nas propriedades curativas e protectoras de algumas plantas! Como sou fã incondicional de incensos, óleos e chás - quer como remédios caseiros para males do corpo, quer como fontes de protecção para males de alma - quando uma amiga querida me enviou um verdadeiro tratado sobre as propriedades de protecção que algumas plantas conferem, não hesitei em partilhar com todos os que passam pela Galeria...

O MANJERICÃO: Além do delicioso sabor que dá a pratos da cozinha italiana, o manjericão, quando exposto num ambiente, tem a propriedade de acalmar e trazer paz de espírito para todos. Pode-se tomar banhos, fazendo uma infusão da erva.



A PIMENTEIRA: Esta planta combate as energias pesadas e ariscas. É uma planta de vibração estimulante, afrodisíaca, tonificante e atrai boas energias para o amor. Usa-se em vasinhos.



COMIGO-NINGUÉM-PODE: O nome diz tudo! Afasta e quebra todas as energias negativas dos ambientes. Em uso conjunto com a Espada de São Jorge quebra feitiços, magia e mau-olhado. Além destes super poderes é uma planta muito bonita para qualquer ambiente. Para ser usada em vasos maiores. Nunca deve ser ingerida.




A ARRUDA: É uma das ervas mais poderosas para combater a inveja. A arruda já era conhecida e usada na antiga Grécia e Roma. Foi popularizada no Brasil pelas escravas na época da colonização. Quando colocada num ambiente, para além de proteger, emite vibrações de entusiasmo e de prosperidade. Podemos ter sempre um galho de arruda junto ao corpo para reter as energias negativas. Não deve ser ingerida.




O ALECRIM: É uma erva que tonifica pessoas e ambientes. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as actividades mentais, estudos e trabalho. Favorece e fortifica o ânimo e vitalidade das pessoas. No ambiente, agindo em conjunto com  a arruda, "segura" as energias de inveja. Pode ser usada em vaso ou queimada seca em forma de defumação. Pode-se tomar banhos fazendo uma infusão com a erva.



A CÂNFORA: Limpa ambientes carregados. Pode ser utilizada em pastilhas num frasco com álcool ou na forma de incenso.



A SÁLVIA: Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais. Dormir com folhas de sálvia sob o travesseiro torna os sonhos realidade. Pode ser usada num vasinho ou pode-se queimar a erva seca e usar como defumador. Pode-se tomar banhos fazendo uma infusão com a erva.



A GUINÉ: No ambiente tem o poder de criar um "campo de força" de protecção, bloqueando as energias negativas e emitindo vibrações optimistas. Atrai sorte e felicidade. Cria uma energia de bem-estar nos ambientes. Usada em vasinhos.




ESPADA DE SÃO JORGE: Devido ao formato das suas folhas é facilmente associada ao poder de cortar as energias negativas e a  inveja. Alguns dizem que espanta os maus espíritos. Ao cortar as energias negativas, a erva atrai coragem e prosperidade. Usada em vasos grandes ou plantada em floreiras em frente a casa.

24 de março de 2010

"O medo causado pela inteligência..."



"Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar o seu primeiro discurso, na Câmara dos Comuns, perguntou a um velho parlamentar, amigo do seu pai, o que tinha achado do seu desempenho naquela Assembleia. O velho pôs a mão no ombro do jovem Churchill e disse-lhe em tom paternal: "Jovem, você cometeu um grande erro. Foi demasiado brilhante neste seu primeiro discurso. Isso é imperdoável! Deveria ter começado um pouco mais na sombra. Deveria ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta!"
 
Ali estava uma das melhoras lições que um sábio pode dar ao pupilo que se iniciou numa carreira difícil.
 
Vale a pena lembrar uma famosa citação de Ruy Barbosa: "Há tantos burros a mandar em homens inteligentes que, às vezes, penso que a burrice é uma ciência."

A maior parte das pessoas encasteladas em posições elevadas é medíocre e tem um indisfarçável medo da inteligência. temos de admitir, por outro lado, que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições importantes. Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder.

Em todas as áreas encontramos dessas fortalezas inexpugnáveis a quaisquer legiões de lúcidos.

Dentro deste raciocínio, que poderia ser uma extensão do "Elogio da Loucura" de Erasmo de Roterdão, somos forçados a admitir que uma pessoa precisa de fingir que é burra se quiser vencer na vida.

É pecado fazer sombra a alguém, até numa conversa social.

Assim, como um grupo de senhoras burguesas e bem casadas boicota, automaticamente, a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo, também os encastelados medíocres se fecham como ostras à simples aparição de um talento que os possa ameaçar.

Eles conhecem bem as suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam "com uma perna às costas..."

Enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres repudiam os talentosos para se defenderem.

É um paradoxo angustiante!

Infelizmente, temos de viver com estas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida.

Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues: "Finge-te de idiota e terás o céu e a terra!"

O problema é que os inteligentes gostam de brilhar! (Mais tarde ou mais cedo, acontece!)

Que Deus os proteja, então, dos medíocres!..."

(texto publicado pelo Jornal da Baía em 23/09/1979)

22 de março de 2010

Ontem, 21 de Março, comemorou-se o Dia Mundial da Árvore!

"Lush Trees II" de Natasha Wescoat


"Eu espero, sim, que essas árvores cresçam.
Adormeço com elas todas as noites, embalado pela sua sombra.
Lembro-as de memória, sobre a relva verde.
Lembro as suas folhas, caindo de noite.
Mesmo as que ainda não vi,
eu espero que cresçam,
que me esperem,
que me abriguem nesse dia em que mais precisarei delas,
ouvindo o ruído do mar não muito longe.
Tenho, a cada minuto, saudades dessas árvores."

Francisco José Viegas


Pois... se não fosse o meu pequeno filhote Afonso, lá teria sido esquecido um dia tão importante! E após uma lição sobre a importância das árvores para nós " pessoas do planeta Terra " (sic Afonso), fica a minha homenagem a essas plantas "grandes, mesmo muito enormes" (sic Afonso)!

17 de março de 2010

Rebecca Harbaugh: arte na fotografia


"WaxArt" by Rebecca Harbaugh

Um dos grandes contributos da web para a felicidade dos habitantes deste planeta é, sem dúvida, proporcionar descobertas de talentos nas artes! E este post é sobre um talento emergente na fotografia artística! A Rebecca é uma estudante universitária de Fotografia cujos trabalhos são já, na minha opinião, de uma extraordinária qualidade e que fazem adivinhar a Rebecca como um nome de referência na área, num futuro próximo.

"Regenerate" by Rebecca Harbaugh

Com um olhar de "realizador de fotografia", a Rebecca consegue, através dos seus trabalhos  "parar" o nosso olhar e transmitir emoções através da aplicação das mais variadas técnicas. Os trabalhos, que a artista gentilmente me autorizou a postar, são a prova mais evidente!


"Frame of Mind" by Rebecca Harbaugh


E estando a cursar Fotografia, a Rebecca tem este ano um desafio importante a ganhar: numa das cadeiras do curso é proposto criar e gerir um blogue com os trabalhos que produz. Parte da nota final depende do número de seguidores que o blogue terá! Afinal, os seguidores e os seus comentários são a evidência da qualidade do blogue e da sua repercussão na blogosfera.

Visitem o blogue Rebecca Harbaugh Fine Art Photography e apreciem o trabalho desta artista. E, se gostarem do que virem, tornem-se seguidores! Cada post que surge é uma boa surpresa para o olhar!

14 de março de 2010

O "Berço Vidreiro"

Não é possível falar da indústria do vidro em Portugal sem falar no Centro Vidreiro em Oliveira de Azeméis! Muitos desconhecem que a  primeira fábrica de produção de vidro do país foi criada em Oliveira de Azeméis, em 1484 - a Fábrica do Covo.

Ao longo de 400 anos, a indústria do vidro marcou o desenvolvimento económico e social de Oliveira de Azeméis, terra de onde partiram muitos artistas que foram impulsionar a indústria do vidro da Marinha Grande. A utilização massiva de objectos em plástico e metal ditam o encerramento das várias fábricas, a última das quais - O Centro Vidreiro do Norte de Portugal fecha no final da década de 90. No entanto, o vidro deu origem a uma actividade intimamente ligada ao vidro e que é actualmente uma das forças motrizes da indústria do concelho: a indústria dos moldes. Porém, o vidro continua a ter um lugar muito especial no coração dos oliveirenses e uma iniciativa conjunta da Autarquia, da Fundação La-salette e de um investidor privado, fez nascer na linda Casa das Heras, à entrada do Parque de La-Salette o "Berço Vidreiro": um projecto casa-museu com criação ao vivo de peças de vidro.




No Berço Vidreiro é possível ficar a conhecer quais os métodos de produção de vidro ao longo da história e ver instrumentos, ferramentas e o forno de fusão associado à produção vidreira. Diariamente, dois artesãos criam peças decorativas lindissimas que podem depois ser adquiridas pelos visitantes.



Deixo o convite a todos os que quiserem visitar o Berço Vidreiro... podem ter a certeza que vai ser uma visita interessantíssima e no final tragam um pedaço de vidro soprado pelos artesãos. E já que estão no Parque de La-Salette, disfrutem de momentos de calma rodeados por uma flora ímpar e com uma vista deslumbrante sobre o centro do mundo.:-)


10 de março de 2010

A 10 de Março . . .

Todos os dias do ano acontecem coisas extraordinárias em qualquer lado do nosso planeta. Hoje, decidi cuscar a web para saber o que teria acontecido nos dias 10 de Março que antecederam o 10 de Março de hoje:-) De entre muitos "achados" que encontrei seleccionei alguns acontecimentos que, na minha opinião, marcaram a história dos povos ... fiquei-me pelos acontecimentos bons e muito bons, porque também houve acontecimentos maus e muito maus!:-( Destes últimos, temos 10 de Março como o dia em que nasceu o senhor Bin Laden, o financiador do terrorismo global!

Mas passemos aos acontecimentos que seleccionei...

A 10 de Março de 1535, Tomás de Berlanga, Bispo do Panamá descobre as ilhas Galápagos! Este arquipélago paradisíaco foi declarado património da Humanidade em 1978!



A 10 de Março de 1764 o Governo inglês aprova um imposto sobre as colónias da América do Norte, o que acaba por originar, 11 anos depois, o movimento da independência, ou, nas palavras de um amigo meu professor de história, "a maior tea party de todos os tempos!":-)



A 10 de Março de 1876, Alexander Graham Bell faz a sua primeira transmissão telefónica bem sucedida: "- Mr Watson, come here; I want you!"  Alguém imagina o que seria o nosso dia a dia sem este objecto?:-)



A 10 de Março de 1910, o governo imperial  extingue a escravatura na China. - bem, sem grandes comentários! mas o fim oficial de regimes de escravatura são sempre dignos de menção!



A 10 de Março de 1946, as mulheres italianas votam pela primeira vez. - Mais um degrau no turtuoso caminho para a igualdade de tratamento entre sexos.!



A 10 de Março de 2000, cientistas descobrem na Patagónia os ossos do suposto maior dinossauro carnívoro. E que cenário magnífico onde morava o nosso antepassado!!!!!
De tirar o fôlego!


E até mais um dia cheio de coisas extraordinárias!

8 de março de 2010

Mulher...todos os dias!

"#1 Fashion Model Study" Al Farrow


"Seated Nude" Jean Doyle


"Emergence" Jeff Tritel


"Mulher" Fory


"Joyous Reunion" Cindy Burden


"Rat Princess" Kara Rennert

"A mulher é a mais bela metade do mundo."
Jean Jacques Rousseau

5 de março de 2010

"Einstein e Buda: palavras comuns"


Ao arrumar a minha estante encontrei um livro de Thomas J. McFarlane que é uma compilação de citações de místicos orientais e de Físicos ocidentais. É um livro fascinante porque, de uma forma muito sucinta, nos mostra a inegável convergência entre a ciência moderna e o misticismo!

Para reflexão neste fim de semana invernoso deixo alguns excertos:

" O nosso conhecimento da natureza física chegou já tão longe que (...) aqui não existe sofrimento nem mal nem deficiência, apenas perfeição."
Hermann Weyl

"Tudo é essencialmente consciência, pureza e alegria."
Shankara

*

"A melhor maneira de imaginar o universo (...) é vê-lo como puro pensamento."
Sir James Jeans

"na verdade, aquilo a que chamamos mundo é apenas um pensamento."
Sri Ramana Maharshi

*

" Segundo a relatividade geral, o conceito de espaço separado de qualquer conteúdo físico não existe."
Albert Einstein

"Se houver apenas espaço vazio, sem sóis nem planetas, então o espaço perde a sua substancialidade."
Buda

*

" A pluralidade daquilo que percepcionamos é apenas uma aparência; não é real."
Erwin Schrodinger

" Seja o que for que vejas como dualidade é irreal."
Shankara

*

"Não esperaremos que as ciências naturais nos proporcionem uma análise directa da natureza do espírito."
Erwin Schrodinger

"A verdade espiritual é uma verdade do espírito, não uma verdade do intelecto, não um teorema matemático ou uma fórmula matemática."
Sri Aurobindo



3 de março de 2010

Histórias de Encantar no Álbum dos Pimpolhos e Pimpolhas . . .


A minha querida e super empreendedora amiga Noah, tem mais um álbum na sua Blogopédia ... o Álbum dos Pimpolhos e Pimpolhas! Sem dúvida, um blogue destinado ao sucesso total! Em memória da Tia Mia, a Noah proporciona um espaço de encantamento e de ternura que só uma "mãe de coração grande" consegue oferecer.

Então... ainda aí estão? 'bora lá espreitar!:-)

2 de março de 2010

Sorteio no blogue da Cláudia:-)


A Cláudia está a patrocinar o sorteio de uma obra de arte por ela criada para festejarmos o Dia Internacional da Mulher! Espreitem o post para conhecerem as regras de participação e visitem o seu blogue porque há talento que tem que ser partilhado por todos!


Boa sorte!