17 de janeiro de 2011

Chá de Ervas: Infusões para o bem-estar ...


Há poucas coisas que saibam tão bem, neste tempo invernoso, como um bom chá de ervas! :-) Bem fumegante e aromático aconchega o corpo e aquece a alma!

E um dos métodos para preparar um chá de ervas é a Infusão. Através da infusão, consegue-se extrair os princípios activos da planta conservando-se a maioria das suas propriedades medicinais.

Para fazer uma Infusão, e de acordo com alguns amigos que considero "peritos no tema", devemos colocar as folhas, flores ou talos das plantas num recipiente, preferencialmente de vidro ou porcelana. Depois, devemos ferver a quantidade recomendada de água, sem esquecer que parte da água vai evaporar durante o processo de fervura. Após a fervura da água, deveremos despejá-la suavemente sobre a planta, deixando repousar durante 10 minutos com o recipiente tapado. Resta filtrar a infusão para que as impurezas fiquem retidas. É importante saber que, em média, os elementos sofrem uma alteração de propriedades depois de 8/10 horas; pelo que é importante consumir a infusão sem ultrapassar este prazo. Só mais uma nota: numa infusão, a quantidade aproximada de plantas por litro de água é de 10 g de plantas (secas) ou 30 g de plantas (não secas).



E não poderia acabar este post sem deixar aqui algumas ervas com algumas das principais propriedades medicinais que lhes são atribuídas:

Barbas de Milho - Diurético
Carqueja - Alívio das Dores de Estômago e Digestão Difícil
Flor de Laranjeira - Calmante
Malva - Alívio das Dores Menstruais
Pés de Cereja - Drenante
Salsa - Antioxidante
Tília - Calmante. Diurético.
Urtiga - Digestivo
Camomila - Alívio das Dores de Cabeça
Alecrim - Anti-fadiga
Cidreira - Febres, gripes e constipações. Combate gases intestinais.
Limão - Anti-oxidante. Calmante.
Flor de Sabugueiro - Febres, Constipações
Funcho - Alívio de Cólicas Intestinais

Agora, vá fazer uma infusão e relaxe .... :-)

Sem comentários: