24 de janeiro de 2011

E para acompanhar um chá bem quente ...


Uns deliciosos scones ... A receita está aqui :-)



Uns biscoitos de manteiga e limão ... A receita está aqui:-)



Ou os eternos biscoitos para o chá! .... a receita está aqui:-)

17 de janeiro de 2011

Chá de Ervas: Infusões para o bem-estar ...


Há poucas coisas que saibam tão bem, neste tempo invernoso, como um bom chá de ervas! :-) Bem fumegante e aromático aconchega o corpo e aquece a alma!

E um dos métodos para preparar um chá de ervas é a Infusão. Através da infusão, consegue-se extrair os princípios activos da planta conservando-se a maioria das suas propriedades medicinais.

Para fazer uma Infusão, e de acordo com alguns amigos que considero "peritos no tema", devemos colocar as folhas, flores ou talos das plantas num recipiente, preferencialmente de vidro ou porcelana. Depois, devemos ferver a quantidade recomendada de água, sem esquecer que parte da água vai evaporar durante o processo de fervura. Após a fervura da água, deveremos despejá-la suavemente sobre a planta, deixando repousar durante 10 minutos com o recipiente tapado. Resta filtrar a infusão para que as impurezas fiquem retidas. É importante saber que, em média, os elementos sofrem uma alteração de propriedades depois de 8/10 horas; pelo que é importante consumir a infusão sem ultrapassar este prazo. Só mais uma nota: numa infusão, a quantidade aproximada de plantas por litro de água é de 10 g de plantas (secas) ou 30 g de plantas (não secas).



E não poderia acabar este post sem deixar aqui algumas ervas com algumas das principais propriedades medicinais que lhes são atribuídas:

Barbas de Milho - Diurético
Carqueja - Alívio das Dores de Estômago e Digestão Difícil
Flor de Laranjeira - Calmante
Malva - Alívio das Dores Menstruais
Pés de Cereja - Drenante
Salsa - Antioxidante
Tília - Calmante. Diurético.
Urtiga - Digestivo
Camomila - Alívio das Dores de Cabeça
Alecrim - Anti-fadiga
Cidreira - Febres, gripes e constipações. Combate gases intestinais.
Limão - Anti-oxidante. Calmante.
Flor de Sabugueiro - Febres, Constipações
Funcho - Alívio de Cólicas Intestinais

Agora, vá fazer uma infusão e relaxe .... :-)

7 de janeiro de 2011

Lenda da "Cura do Infante"

Escultura em mármore de Leopoldo de Almeida


"O culto de Nossa Senhora de Cárquere, na região de Viseu, já se fazia na época, anterior à nacionalidade, em que D. Rodrigo perdeu a Espanha para os Mouros, sendo provavelmente muito mais antiga. Durante a invasão moura, a imagem foi escondida num carvalho oco, juntamente com uma caixa de relíquias, os sinos da ermida e uma cruz de prata. Estes objectos foram aí esquecidos.

Muitos anos depois, nasceu D. Afonso Henriques com um grave problema de saúde: o pequeno infante não tinha acção nas pernas, do joelho para baixo. O seu aio, Egas Moniz, teve um sonho em que lhe apareceu Nossa Senhora. A Virgem mandou-o ir a Cárquere e cavar em determinado local, onde encontraria os restos da ermida e a sua imagem. Deveria então mandar construir uma nova igreja e sobre o altar colocar o infante, passando aí uma noite de vigília.

A construção terminou quando D. Afonso Henriques tinha cinco anos e as indicações da Virgem foram cumpridas. No dia seguinte, o infante andou e correu como uma criança saudável. O conde D. Henrique, perante este milagre, agradeceu à Virgem mandando construir um mosteiro junto à igreja que doou aos cónegos regentes de Santo Agostinho."


in Lendas de Portugal

3 de janeiro de 2011

Calendário 2011 "Words to Live By"


E para brindar ao novo ano o site Home Made Simple oferece um calendário lindissimo sob o mote "Words to Live By"! Cada mês tem uma citação e um design únicos!  Dê um salto e faça o download gratuito! Pode guardar como ficheiro pdf ou como wallpaper... clique aqui e divirta-se!

BOM ANO:-)